9.3 – Curso de Elétrica Residencial

Curso de Elétrica Residencial

Curso de Elétrica Residencial, capacitará o aluno a trabalhar em instalações elétricas e desenvolver projetos elétricos para residências e estabelecimentos de pequena demanda de potência, conforme norma NR5410, para instalações para baixas tensões até 1000 v e NR10, segurança em instalações e serviços em eletricidade, seguindo padrões e normas vigentes.

Mercado de Trabalho

Além de trabalhar como autônomo, o eletricista tem um mercado de trabalho amplo, tendo a oportunidade de encontrar postos de trabalho em construtoras, indústrias, empresas de automação e prestando serviço para órgãos públicos. No cargo de Eletricista Residencial se inicia ganhando R$ 1.504,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.034,00. A média salarial para Eletricista Residencial no Brasil é de R$ 1.605,00.

Airton Francescucci de Siqueira – Eng. Telecomunicações

Pré-Requisitos

Não há! Desejável Ensino fundamental

Método

Kits didáticos em que o educando montará, parametrizará e testará os sistemas analisados em aulas teóricas. Vídeo aulas, estudo das tecnologias em apresentações utilizando pacote office, elaboração de projeto situacional, inserindo o aprendiz em situação real de trabalho.

Curso de Elétrica Residencial

Conteúdo Programático

• Dimensionamento de quantidade e potência de Tomadas
  • Dimensionamento de quantidade e potência de Luminárias
  • Levantamento de cargas em uma instalação elétrica
  • Divisão de cargas em circuitos
  • Dimensionamento de equipamentos para proteção de uma instalação elétrica: disjuntores, DPS, IDR, etc.
  • Montagem de quadro de distribuição residencial
  • Montagem de calhas de luminárias acionadas por interruptores simples, paralelos, intermediários e sensor de movimento.
  • Projeto para instalação completa de residência padrão

Onde ocorrem as Etapas Teóricas e Prática

As Etapas Teórica e Prática  do  Curso de Elétrica Residencial  ocorrem nas dependências da Escola Coração de Jesus.

Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

Profissão de Alta Empregabilidade

Curso Presencial informe-se: